quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Água Branca


Água Branca é um município brasileiro do estado de Alagoas, situado no sertão. Localiza-se a uma latitude 09º15'39" sul e a uma longitude 37º56'10" oeste, estando a uma altitude de 570 metros. É o segundo ponto mais alto de Alagoas. Sua população estimada em 2007 era de 19.316 habitantes.
Possui uma área de 456,6 km².

História

Até o século XVII o território de Água Branca fazia parte das sesmarias de Paulo Afonso (BA) que compreendiam, também, os atuais municípios de Mata Grande, Piranhas e Delmiro Gouveia, sendo uma das cidades mais antigas do Estado. Foi denominada Mata Pequena, Matinha de Água Branca, até se tornar o município de Água Branca. O nome veio de uma serra da região, rica em fontes de águas muito limpas. Sua fundação se deve a três irmãos da Família Vieira Sandes, que liderados pelo Capitão Faustino Vieira Sandes, saíram da localidade de Boacica, hoje parte dos municípios de Igreja Nova e Porto Real do Colégio (Vale do Itiúba), para desbravarem o sertão Alagoano.


Principais Pontos Turísticos

Atrativos Históricos
Água Branca tem na arquitetura antiga um de seus maiores atrativos, apreciada na Igreja Matriz, na Igrejinha do Rosário, no Centro Histórico da Praça da Matriz, na Casa do Barão de Água Branca e no calçamento da Praça Fernandes Lima, Serra do Himalaia.

Clima
Temperado
Temperatura Média
30ºC
Localização:
Sertão Alagoano

Aniversário 24 de Abril
Fundação 1875
Gentílico agua-branquense
Lema Agua é Vida
Prefeito(a)
José Rodrigues Gomes (PMDB)
(2009–2012)


Unidade federativa: Alagoas
Mesorregião: Sertão Alagoano IBGE/2008
Microrregião: Serrana do Sertão Alagoano IBGE/2008
Municípios limítrofes: 
Ao norte, Tacaratu (PE) e Mata Grande.
Ao sul: com Delmiro Gouveia e Olho d'Água do Casado 
A leste com Inhapi e Olho d'Água do Casado e a oeste com Pariconha.
Distância até a capital 304 km



Nenhum comentário:

Postar um comentário